foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

Rádio Portalegre - A Mais Ouvida do Alentejo

A RÁDIO QUE ESTÁ SEMPRE AO SEU LADO - WWW.RADIOPORTALEGRE.PT

Portalegre: Presidente do UDIPSS defende mais apoios ás IPSS´s e aos doentes de Alzheimer (c/som)

Foto de Rádio Portalegre.

(Por Luís Filipe Alves/Susana Mourato) - A União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Portalegre (UDIPSS) criticou a extinção dos centros de saúde mental, que poderiam ajudar a dar resposta a muitos casos de doentes que sofrem de Alzheimer.

A UDIPSS reuniu-se esta quinta-feira, no âmbito do Dia Mundial da Doença de Alzheimer para marcar a sua posição perante esta doença.

 

Em declarações à Rádio Portalegre, Manuel Chagas, presidente da UDIPSS de Portalegre, defende que o Estado deve reconhecer o papel que as IPSS´S desempenham nesta área, devendo mesmo reivindicar uma descriminação positiva em termos de comparticipações e outros benefícios para as instituições.

 

(Manuel Chagas, presidente da UDIPSS de Portalegre)

 

O dirigente disse ainda que tem consciência de que o serviço prestado não é o mais apropriado, por não possuírem meios humanos e materiais, apesar de todo o zelo e preocupação de todos os profissionais.

 

(Manuel Chagas, presidente da UDIPSS de Portalegre)

 

A Organização Mundial de Saúde estima que em todo o mundo existam 47.5 milhões de pessoas com demência, número que pode atingir os 75.6 milhões em 2030 e quase triplicar em 2050 para os 135.5 milhões. A doença de Alzheimer assume, neste âmbito, um lugar de destaque, representando cerca de 60 a 70% de todos os casos de demência.

Segundo estimativas da Alzheimer Europe, em Portugal existem cerca 182.526 pessoas com Demência, sendo de 1 em cada 20 pessoas acima dos 65 anos e 1 em cada 5 pessoas acima dos 80 anos sofrem de Demência, sendo a Doença de Alzheimer responsável por cerca de metade destes casos.