foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

Rádio Portalegre - A Mais Ouvida do Alentejo

A RÁDIO QUE ESTÁ SEMPRE AO SEU LADO - WWW.RADIOPORTALEGRE.PT

Elvas: Parkinson vai reunir especialistas e investigadores no CNT (c/som)

Foto de Rádio Portalegre.A doença de Parkinson vai ser o foco do primeiro Congresso Ibérico de Doenças Neurológicas, que vai decorrer no Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT) de Elvas, no próximo dia 12 de outubro.

O congresso propõe uma abordagem tridimensional desta doença do sistema nervoso central, que afeta a capacidade do cérebro de controlar os movimentos.

A iniciativa é promovida pela Associação Portuguesa de Apoio e Reabilitação Sénior de Intervenção Neurológica (APARSIN), Escola Superior de Saúde de Portalegre e Universidade da Extremadura.

Segundo a presidente da APARSIN, Raquel Guerra, o congresso, que vai reunir especialistas e investigadores, terá duas componentes distintas, o conhecimento e a prática.

Raquel Guerra explica que a escolha da doença de Parkinson se deve à grande evolução da patologia, sobretudo no Alentejo, a dirigente adianta que a APARSIN, que atua no concelho de Elvas, conta com 38 utentes, metade dos quais com Parkinson.

 

(Raquel Guerra, presidente da APARSIN)

 

A Escola Superior de Saúde de Portalegre associou-se a esta iniciativa ciente de que as doenças neurológicas “são uma área de estudo para o futuro” e carecem de respostas.

Raul Cordeiro, docente da instituição, acrescenta que este congresso é uma boa oportunidade de aprendizagem para os alunos.

 

(Raul Cordeiro, docente na Escola Superior de Saúde de Portalegre)

 

O congresso carece de inscrição prévia que pode ser feita junto das entidades promotoras. Arranca às 8:30 e encerra às 16:45.

Carla Aguiã