foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

Rádio Portalegre - A Mais Ouvida do Alentejo

28 ANOS DE RÁDIO SEMPRE AO SEU LADO - WWW.RADIOPORTALEGRE.PT

Há cada vez mais obesos entre a população infantil

Foto de Rádio Portalegre.

Há cada vez mais obesos em Portugal. A doença responsável por inúmeras patologias é já apelidada de “flagelo” e começa a “atacar” cada vez mais cedo, afetando uma considerável franja da população infantil.

Em declarações à rádio Portalegre a nutricionista, Rita Pinheiro, disse que o açúcar e as gorduras são os principais responsáveis pelo excesso de peso e consequente obesidade.

 

O consumo de sumos, refrigerantes e outros produtos processados tem contribuído para a disseminação da obesidade, sobretudo na população infantil que merece especial atenção para evitar problemas de saúde precoces.

Rita Pinheiro afirma que é essencial saber interpretar e ler os rótulos dos alimentos, de forma a fazer escolhas mais acertadas.

De acordo com os dados do Inquérito Nacional de Saúde (2014), mais de metade da população (52,8%) com 18 ou mais anos, tem excesso de peso ou é obesa.

Na população infantil o mais recente estudo da Associação Portuguesa contra a Obesidade Infantil (APCOI), realizado junto de uma amostra de 17.698 crianças, no ano letivo 2016-2017, mostra que 28,5% das crianças no nosso país, com idades entre os 2 e os 10 anos, têm excesso de peso e, destas, 12,7% são obesas

Assinala-se, esta quarta-feira o Dia Mundial de Combate à Obesidade.

Carla Aguiã