foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

Rádio Portalegre - A Mais Ouvida do Alentejo

28 ANOS DE RÁDIO SEMPRE AO SEU LADO - WWW.RADIOPORTALEGRE.PT

Portalegre:Histórico! CLIP assina "acordo tripartido" com CDU e PSD para assegurar estabilidade governativa

Foto de Rádio Portalegre.

(Por Gabriel Nunes/Susana Mourato)- O CLIP assinou, esta segunda-feira, um “acordo tripartido” com a CDU e o PSD para conseguir estabilidade governativa, dado não ter maioria absoluta, quer na Câmara, quer na Assembleia Municipal Portalegre.

O acordo foi subscrito pelos três eleitos do CLIP para a Câmara de Portalegre, Adelaide Teixeira, Nuno Lacão e João Cardoso, e pelos eleitos da CDU, Luís Pargana, e do PSD, Armando Varela, e estabelece a atribuição de mandatos de vereação a tempo inteiro, com a atribuição de pelouros a todos os signatários.

 

Em declarações aos jornalistas a presidente da Câmara de Portalegre, Adelaide Teixeira, que fica com os pelouros da Cooperação Externa; Administração Geral e Finanças; Património, Cultura e Ciência; Ação Social/Habitação Social, e Proteção Civil, justificou este acordo com “o interesse superior dos portalegrenses”, em detrimento de “egos, corporativismos ou vaidades”.

Adelaide Teixeira revelou ainda não ter convidado o PS para fazer parte deste acordo com o argumento de não ter encontrado no programa eleitoral dos socialistas convergências com o do CLIP, ao contrário dos programas da CDU e do PSD que são muito semelhantes ao que foi apresentado pela sua candidatura.

Luís Pargana, eleito da CDU, assume o lugar de vereador em regime de permanência, com os pelouros da Educação, Ambiente e Saneamento Básico, Transportes e Comunicações e Defesa do Consumidor.

O comunista adjetivou de “histórico” o acordo assinado, defendendo que o mesmo “ajudará a por os interesses de Portalegre e dos portalegrenses acima dos interesses particulares, partidários ou outros”.

O cabeça de lista do PSD nas autárquicas de outubro, Armando Varela, que assume igualmente as funções de vereador a tempo inteiro, fica com os pelouros do turismo e empreendimentos turísticos, energia e saúde.

Para o social democrata “este quadro de entendimento ultrapassa em muito as três forças politicas e deve ser estendido ao PS, quer na Câmara, quer na Assembleia Municipal, com o objetivo de encontrar as melhores soluções para os problemas de Portalegre”.

O “acordo tripartido”, assinado na Sala do Capítulo, na Câmara de Portalegre, tem ainda plasmado que o número dois da lista do CLIP, Nuno Lacão, assumirá as áreas do Equipamento Rural e Urbano; Tempos Livres, Juventude e Desporto; e Descentralização autárquica, enquanto João Cardoso (terceiro da lista CLIP) ficará com as pastas do Ordenamento do Território e Urbanismo; Habitação; Promoção do desenvolvimento (Indústria, Comércio e Serviços), e Recursos Humanos.