foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

Rádio Portalegre - A Mais Ouvida do Alentejo

28 ANOS DE RÁDIO SEMPRE AO SEU LADO - WWW.RADIOPORTALEGRE.PT

Nisa/morte de peixes no rio Tejo:PCP exige identificação dos focos de poluição e penalização dos infratores

Foto de Rádio Portalegre.

(Por Gabriel Nunes) - O PCP de Nisa exigiu, hoje, que sejam identificados os focos de poluição no rio Tejo e que os infratores sejam penalizados. Esta exigência dos comunistas vem na sequência do aparecimento de milhares de peixes mortos a boiar nas águas do rio Tejo entre as Portas de Rodão e a barragem do Fratel.

Em comunicado o PCP de Nisa refere que “já em outras ocasiões de verificou a morte massiva de peixes por causa da poluição no Tejo, mas nunca com a dimensão da mortandade brutal que agora se verifica”.

 

Perante esta “catástrofe ambiental” a Concelhia de Nisa do PCP, alerta para a perda de qualidade das águas do rio que provoca a destruição da fauna e flora do Tejo, e defende que “de forma eficaz e determinada sejam detetados os focos de poluição e as suas origens e que se atue de modo a apurar responsabilidades, a exigir penalizações e indemnizações face aos danos provocados”.

Para os comunistas “a morte massiva de peixes e a espuma esbranquiçada à superfície da água é certamente provocada por poluição que chega de Espanha acrescida das contínuas descargas poluentes de unidades fabris e da diminuição dos caudais do rio Tejo e dos seus afluentes”.