foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

Rádio Portalegre - A Mais Ouvida do Alentejo

28 ANOS DE RÁDIO SEMPRE AO SEU LADO - WWW.RADIOPORTALEGRE.PT

Marvão é a "capital" da castanha este fim-de-semana

Foto de Rádio Portalegre.

A vila histórica de Marvão está transformada num magusto gigante, com a realização da 34ª edição da Festa do Castanheiro-Feira da Castanha, que termina este domingo.

 

O certame atrai visitantes de todo e país e também muitos estrangeiros, principalmente espanhóis, movidos sobretudo pelos prazeres gastronómicos, confessam gostar da castanha, do vinho e do ambiente.

Manuel Silva está de serviço num dos quatro magustos que se encontram em locais estratégicos da vila.

Manuel, trabalha na Feira desde o seu início, há 34 anos, e já sabe de cor todos os truques para deixar uma castanha bem assada.

A Feira da Castanha é promovida pela Câmara de Marvão e, à semelhança de anos anteriores, o município "privilegia" a compra junto dos produtores da região.

Para o presidente da Câmara Municipal de Marvão, Luís Vitorino, o evento é “uma homenagem ao mundo rural”, e pretende ajudar a escoar a produção local.

A Feira da Castanha de Marvão, apresenta-se como a "grande mostra" de produtos locais e regionais, com dezenas de pontos de venda, onde os visitantes podem encontrar também produtos hortícolas, frutos secos, enchidos, queijos, vinhos, licores, azeite, compotas ou doces caseiros.

A edição deste ano conta com mais de dois mil litros de vinho e cinco toneladas de castanhas, que estarão distribuídas por quatro magustos localizados em sítios estratégicos da histórica vila.

(Susana Mourato)