foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

Rádio Portalegre - A Mais Ouvida do Alentejo

A RÁDIO QUE ESTÁ SEMPRE AO SEU LADO - WWW.RADIOPORTALEGRE.PT

Portalegre: SCM homenageia antigo benemérito

Foto de Rádio Portalegre.

A Santa Casa da Misericórdia (SCM) de Portalegre inaugurou hoje o Auditório José Martins Elias, numa homenagem ao antigo benemérito da instituição.

Natural da Freguesia da Urra, concelho de Portalegre, onde nasceu em 1859, José Martins Elias, contribuiu generosa e decisivamente de várias formas para que algumas instituições de assistência pudessem prosseguir a sua atividade social e assistencial. 


De entre essas instituições, a Santa Casa da Misericórdia de Portalegre que geria o único Hospital do concelho com as grandes dificuldades inerentes à época, foi a que mais beneficiou da benemerência de José Martins Elias, a ponto de, em 1934, lhe ser feita uma justa e pública homenagem, através da perpetuação do seu nome gravado numa placa de mármore, colocada em lugar de destaque na instituição.

O Auditório José Martins Elias tem capacidade para 70 pessoas e está equipado com mobiliário moderno e todos os meios técnicos que lhe permite ser um espaço privilegiado para realização de eventos, conferências, seminários, concertos, recitais, ações de formação etc.

Este equipamento resultou do investimento realizado no âmbito da obra de ampliação e remodelação do edifício sede da Santa Casa de Portalegre que foi realizada entre 2012 e 2015.

Segundo João José Mousinho Serrote, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Portalegre, o objetivo da homenagem é reconhecer a generosidade e apoio que José Martins Elias deu à Misericórdia durante a sua vida.

Esta inauguração vai permitir abrir o espaço do auditório à comunidade, que a partir de agora vai poder tirar partido deste moderno equipamento.

A cerimónia de homenagem contou ainda com a inauguração de uma exposição de pintura de Joaquim Ceia, antigo utente da instituição.

(Susana Mourato)