foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

Rádio Portalegre - A Mais Ouvida do Alentejo

A RÁDIO QUE ESTÁ SEMPRE AO SEU LADO - WWW.RADIOPORTALEGRE.PT

Portalegre: “Turismo no Alto Alentejo” em debate no IPDJ

"Turismo no Alto Alentejo" foi o tema do encontro que reuniu, esta sexta-feira, profissionais e aprendizes no auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude - IPDJ de Portalegre.

O novo curso profissional de Técnico de Animação Turística, da Escola Secundária Mouzinho da Silveira, foi o mote para a iniciativa dinamizada com o objetivo de “criar uma rede interativa entre os parceiros, para que a ação de cada um tenha um sentido convergente com o interesse da região”, disse o diretor do Agrupamento de Escolas do Bonfim, Luís Sequeira.

O dirigente salientou ainda que o encontro contou com a presença de vários alunos de Portalegre, Elvas e Ponte de Sor, que puderam esclarecer soluções de futuro para a criação do próprio emprego bem como para o prosseguimento de estudos.

Ana Tomás é professora de animação turística e uma das mentoras do encontro que, segundo diz, é resultado do primeiro projeto dos alunos.

A docente acrescentou que a presença de entidades ligadas ao turismo foi para os alunos um importante contributo na definição do perfil dos técnicos de turismo, nesta área de desenvolvimento económico da região.

A escolha de um curso profissional visa uma aprendizagem mais prática, segundo João Neves, uma dos alunos que frequenta a escola Mouzinho da Silveira, em Portalegre, a opção do turismo foi também por considerar que é uma área com saída a nível de emprego e com muito por fazer no Alto Alentejo.

O encontro contou com a presença de representantes da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo; Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo; Instituto Politécnico e Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre.

Carla Aguiã