foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

Rádio Portalegre - A Mais Ouvida do Alentejo

A RÁDIO QUE ESTÁ SEMPRE AO SEU LADO - WWW.RADIOPORTALEGRE.PT

Portalegre: Politécnico renova garantia de qualidade para os próximos seis anos

Foto de Rádio Portalegre.

O sistema interno de garantia de qualidade do politécnico de Portalegre foi acreditado pelo período máximo de seis anos, “uma vitória que poucas instituições conquistaram” e que orgulha o presidente Albano Silva.

 

 

O dirigente, que falava segunda-feira na sessão solene comemorativa do dia do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), frisou que este reconhecimento da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) é também sinónimo de uma “enorme” responsabilidade de melhoria continua.

Mas nem tudo são rosas, Albano Silva lamentou que o Governo não tenha ainda cumprido o acordo estabelecido para devolver às instituições de ensino superior a verba correspondente ao impacto financeiro das medidas legislativas de carater laboral de 2016/17.

O presidente do IPP antevê que as finanças das instituições se tornem “complexas” em 2018, com impacto nos salários, caso o Governo não cumpra o acordo.

Presente na cerimónia, Pedro Dominguinhos, vice-presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), afirmou que “o CCISP não pode aceitar como normal o défice financeiro com o qual as instituições são obrigadas a viver, à custa do subfinanciamento crónico do Governo”.

Ainda no âmbito das finanças, Pedro Dominguinhos felicitou o politécnico de Portalegre por, “à custa da comunidade académica ter tido a capacidade de recuperação financeira que evidenciou nos últimos três anos”.

Hugo Hilário, presidente do Conselho Geral do IPP, citou dados estatísticos para demonstrar que, na região Alentejo, houve um decréscimo percentual no número de diplomados do politécnico de Portalegre de 17 para 13 por cento, entre 1994 e 2016.

Para o dirigente os números deixam um desafio no sentido de que a instituição deve continuar na senda de melhores ofertas formativas, aproximando-se das dinâmicas económicas da região.

O dia do IPP começou com uma caminhada solidária, prosseguiu com a sessão solene no auditório Francisco Tomatas que integrou uma conferência no âmbito da comemoração do 20º aniversário da Fundação Cidade de Ammaia e entrega de prémios e distinções; a comemoração encerrou com um festival de tunas e serenatas no Centro de Artes e Espetáculos de Portalegre.

Carla Aguiã