foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

Rádio Portalegre - A Mais Ouvida do Alentejo

A RÁDIO QUE ESTÁ SEMPRE AO SEU LADO - WWW.RADIOPORTALEGRE.PT

Deputado socialista Luís Testa afirma que Governo tem todos os instrumentos salvaguardados para promover a preservação do património da antiga fábrica Robinson

Foto de Rádio Portalegre.

(Por Gabriel Nunes) - O deputado socialista, Luís Testa, considera que “o Governo tem todos os instrumentos salvaguardados” para promover a preservação do património da antiga fábrica Robinson, em Portalegre.

 

Luís Testa, falava, terça feira, na Assembleia da República durante o debate dos projetos de resolução, apresentados por todos os partidos com assento parlamentar, que recomendam ao Governo a salvaguarda da Robinson.

O parlamentar, eleito por Portalegre, afirmou que “não é raro, mas também não é usual” todos os partidos apresentarem projetos de resolução, neste caso, em consonância com a petição “Salvem a Robinson”, que também foi debatida, terça feira, na Assembleia da República.

Estando a Assembleia da República “irmanada de uma vontade unanime”, o socialista defende que “o Governo tem todos os instrumentos salvaguardados para promover a preservação do património da antiga fábrica Robinson”.

O deputado social democrata, Cristóvão Crespo, igualmente eleito por Portalegre, defende que “o Estado deve continuar a valorizar os recursos do país, tanto mais que no caso da Robinson, o valor continua intacto e deve ser maximizado”.

Para o deputado comunista, João Ramos, “o encerramento da Robinson deixou atrás de si problemas laborais, mas também deixou uma riqueza em património material e imaterial única na região, no país e no mundo, que tem que ser salvaguardado”.

O valor da Robinson enquanto património industrial é para o deputado do PEV, José Luís Ferreira, “absolutamente inquestionável” e o estado de degradação em que se encontra “reclama uma intervenção urgente”.

Por parte do CDS-PP, a deputada Teresa Caeiro, referiu que o seu partido pretende acautelar que “a degradação do património da antiga corticeira se torne irreversível”.

O deputado do PAN, André Silva, afinou pelo diapasão dos outros parlamentares, ao defender uma intervenção urgente do Governo que evite a perda de uma “valor patrimonial inegável”.

Por último, o deputado do BE, Jorge Campos, lamentou que, “apesar dos alertas sobre a progressiva degradação da Robinson e do seu acervo, não tenha sido possível dar resposta aos anseios e preocupações dos habitantes de Portalegre, no sentido de preservar aquilo que constitui elemento irrefutável da sua identidade”.

O debate dos projetos de resolução que propõem a salvaguarda, valorização e dinamização da antiga fábrica Robinson, e do seu património industrial corticeiro, contaram com a presença de uma delegação de Portalegre na Assembleia da República, composta por várias pessoas, entre as quais a presidente do município local, Adelaide Teixeira, e o primeiro subscritor da petição “Salvem a Robinson”, Luís Pargana.