foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

RÁDIO PORTALEGRE

A RÁDIO LOCAL MAIS OUVIDA NA REGIÃO SUL DE PORTUGAL

               OBRIGADO PELA SUA PREFERÊNCIA 

Portalegre/Matança do Porco na Penha: A tradição mantém-se 20 anos depois

Foto de Rádio Portalegre.

Centenas de pessoas marcaram presença, este sábado, na tradicional “Festa do Porco” realizada no recinto de festas de Nossa Senhora da Penha, em Portalegre.

Ao todo foram disponibilizados cerca de 200 quilos de carne, para os participantes nesta iniciativa que já vai vigésima edição.

O evento promovido pelo Grupo Folclórico e Cultural da Boavista é para o presidente do Rancho, Manuel Braga um “reviver da tradição” que não se deve perder.

 

Manuel Braga fez questão de sublinhar que a “Festa do Porco” só é possível devido às parcerias existentes desde há 20 anos, com a União de Freguesias e com a Confraria de Nossa Senhora da Penha.

O presidente da Confraria da Penha, António Barradas, mostrou-se desiludido com os moldes em que se realizou o evento este ano, nomeadamente pelo facto de os participantes terem de pagar as bebidas, quando em 19 edições foram sempre oferecidas.

António Barradas acredita que as novas “diretrizes” desviaram alguns convivas habituais da festa, lamentando que se “esteja a perder” o objetivo principal do evento, que foi criado, para não deixar morrer uma tradição.

O porta-voz da União de Freguesias da Sé e S. Lourenço Nuno Santana sublinhou a importância da iniciativa, referindo que apesar das “necessidades financeiras” da União de Freguesias, terem “obrigado” à alteração dos moldes da festa, o apoio a estas iniciativas é sempre garantido.

Carne frita, sopa de miúdos, febras e vinho, foram algumas das iguarias que ao longo de todo o dia se puderam degustar.

(Susana Mourato)