foto5.png

Portalegre:Uma média de 20 pessoas são autuadas por mês na cidade por uso do telemóvel ao volante

Resultado de imagem para psp portalegre

(Por Gabriel Nunes/Carla Aguiã) - Uma média de 20 pessoas são autuadas por mês na cidade de Portalegre por uso do telemóvel ao volante, apesar das multas serem bastante pesadas.

 

Estes dados foram revelados pelo agente José Betencourt, a propósito de uma operação de fiscalização dos condutores que usam os aparelhos enquanto conduzem, que a PSP está a desenvolver até sexta feira na cidade de Portalegre.

Em declarações à Rádio Portalegre José Betencourt salientou que para uma cidade pequena como Portalegre são muitos os casos detetados de pessoas que usam o telemóvel durante a condução.

O agente sublinhou que no caso dos jovens a situação é mais grave porque usam os aparelhos não só para receber e fazer chamadas como também para consultar as redes sociais.

A PSP aconselha que em caso de necessidade de atender uma chamada telefónica deve estacionar num local apropriado, onde possa utilizar o telemóvel em segurança, lembrando que a sua utilização quando o condutor imobiliza a viatura junto de semáforos ou de sinais de STOP também é proibida por lei.

A utilização de auricular permite a utilização das duas mãos no volante, no entanto a PSP alerta que não é a melhor opção, pois os sentidos do automobilista não estão 100 por cento focados na condução.

A operação de fiscalização do uso do telemóvel durante a condução vai ser feita em operações de STOP e através de agentes em carros descaracterizados.