foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 Rádio Portalegre a Sua Rádio 

Rádio Portalegre a Mais Ouvida do Alentejo


 

Avis:Ministra da Justiça inaugurou Juízo de Proximidade "fulcral" para devolver a Justiça às populações

Foto de Rádio Portalegre.

(Por Gabriel Nunes/Américo Duarte) - A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, inaugurou, esta terça feira, o Juízo de Proximidade de Avis, cerca de quatro anos depois da extinção  do Tribunal daquela vila alentejana, no âmbito da reforma do mapa judiciário, desencadeada pelo Governo de Passos Coelho.

 

 

Em declarações aos jornalistas a ministra da Justiça afirmou que a abertura destes equipamentos é de “uma importância fulcral” para as populações que nos últimos anos “foram privadas do acesso à justiça”.

Francisca Van Dunem referiu ainda que a manutenção destes tribunais para as populações “por vezes não é uma questão de necessidade material, mas sim o simbolismo da presença da Justiça”.

A governante salientou ainda que no Juízo de Proximidade de Avis vão passar a ser realizados julgamentos, para crimes com moldura penal até cinco anos de prisão, que não estavam a ser feitos no antigo tribunal por falta de condições.

O presidente da Câmara de Avis, Nuno Silva, por seu turno, considerou “fundamental” a inauguração do Juízo de Proximidade, naquela vila alentejana, para acabar com os transtornos causados à população, que nos últimos quatro anos viu-se obrigada a deslocar-se a Fronteira quando necessitava de tratar de assuntos ligados à Justiça.

O autarca revelou ainda que o município investiu cerca de 150 mil euros na reabilitação do antigo edifício dos Paços do Concelho para instalar o Juízo de Proximidade de Avis.

A cerimónia de inauguração do Juízo de Proximidade de Avis contou ainda com a presença da Secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Helena Francisca Ribeiro.