foto5.png

Volta ao Alentejo em Bicicleta arranca esta quarta feira

Foto de Rádio Portalegre.

(Por Gabriel Nunes) - A inclusão de uma etapa de contrarrelógio, a realizar em Castelo de Vide, é a grande novidade da 36ª edição da Volta ao Alentejo em Bicicleta, que este ano vai ter também uma chegada na cidade de Portalegre.

A “Alentejana”, que começa, esta quarta feira, em Vendas Novas e acaba, domingo, em Évora, depois de percorridos 751,9 quilómetros, vai contar com a participação de 21 equipas.

 Para o diretor da prova, Joaquim Gomes, a Volta ao Alentejo vai sofrer este ano um “acréscimo de competitividade”, porque no penúltimo dia de competição (sábado) vamos ter não uma, mas duas etapas: durante a manhã o pelotão vai pedalar de Monforte a Portalegre enfrentando a dureza da Serra de São Mamede, e depois de tarde um contrarrelógio individual em Castelo de Vide.

O antigo ciclista sublinhou ainda que a edição de 2018 da “Alentejana” vai ter “etapas para todos os gostos com finais ao sprint, mas com percursos muito convidativos às fugas mais ou menos consentidas”, salientando ainda a luta contra o cronómetro, que regressa após uma ausência de nove anos.

A primeira etapa da Volta ao Alentejo em Bicicleta, esta quarta feira, vai ligar Vendas Novas a Serpa, na distância de 173,5 quilómetros.

No dia seguinte (quinta feira) os ciclistas vão ter pela frente a tirada mais longa (205,2 Km), entre Beja e Sines. Segue-se a terceira etapa (sexta feira), entre Grândola e Arraiolos com 149,3 quilómetros.

No sábado o pelotão vai ter pela frente o dia mais duro da “Alentejana” com uma etapa, durante a manhã, entre Monforte e Portalegre, de apenas 64,2 quilómetros, mas onde os ciclistas terão de enfrentar a dureza da Serra de São Mamede. No mesmo dia, mas durante a tarde, realiza-se um contrarrelógio individual, com 8,4 quilómetros, em Castelo de Vide.

A derradeira tirada (domingo) começa em Castelo de Vide e acaba em Évora, cidade onde vai ser coroado o vencedor da 36ª edição da Volta ao Alentejo em Bicicleta.

A Volta ao Alentejo em bicicleta é uma organização da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) e da Podium Events.