foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 Rádio Portalegre a Sua Rádio 

Rádio Portalegre a Mais Ouvida do Alentejo


 

Portalegre: Doces conventuais vão adoçar a cidade entre sexta-feira e domingo

Foto de Rádio Portalegre.

Portalegre volta a transforma-se na cidade mais doce do país com a realização da XVIII Feira de Doçaria Conventual e Tradicional, que vai decorrer de 13 a 15 de Abril no Mosteiro de S.Bernardo, esperando atrair cerca de seis mil visitantes.

O certame que custa aos cofres da autarquia cerca de vinte e cinco mil euros, vai contar com com a participação de quarenta expositores portugueses e espanhóis.

 

Em conferência de imprensa, a presidente da Câmara de Portalegre, Adelaide Teixeira, afirmou que a Feira de Doçaria que é a “primeira Feira Qualificada de produtos tradicionais do país", se reveste de uma grande importância para a região, que vê o seu património cultural e gastronómico ser divulgado.

Na Feira de Doçaria Conventual e Tradicional podem ser saboreados vários doces típicos como os ovos moles, os rebuçados de ovo ou as amêndoas de Portalegre, a Lampreia, os fartes e osqueijinhos do céu, entre outros.

Na edição que celebra a “maioridade” desta iniciativa, destaque para a
Mostra de Xícaras de porcelana e a apresentação do livro “Doçaria Portuguesa - Sul”, de Cristina Castro (com prefácio de Maria de Lourdes Modesto).

A Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre é um certame animado pelas associações culturais do concelho.
No último dia de certame (dia 15 abril, domingo), a animação está a cargo do programa “Somos Portugal”, da TVI, que será transmitido em direto, entre as 14h00 e as 20h00.

Trata-se de uma organização do Município de Portalegre, em parceria com a Qualifica OriGIn Portugal, com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, do Turismo de Portugal e o apoio institucional da Escola da GNR de Portalegre.


(Susana Mourato)