foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

Rádio Portalegre - A Mais Ouvida do Alentejo

A RÁDIO QUE ESTÁ SEMPRE AO SEU LADO - WWW.RADIOPORTALEGRE.PT

Nisa/acidente autocarro:último balanço aponta para um morto e 33 feridos ligeiros

Foto de Rádio Portalegre.

(Por Gabriel Nunes) - Um morto e 33 feridos ligeiros é o último balanço do despiste de um autocarro que transportava jovens que regressavam de uma viagem de finalistas ao sul de Espanha, ocorrido este domingo, no IP2, no concelho de Nisa.

 

O balanço anterior feito pelo Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Portalegre indicava a existência de três feridos graves, mas depois dos jovens terem sido observados nos hospitais para onde foram transferidos os exames não confirmaram lesões graves.

O corpo da vitima mortal, um jovem de 20 anos, natural de Tortosendo, Covilhã, foi transportado para o Serviço de Medicina Legal do hospital de Portalegre.

Foi para a unidade hospitalar de Portalegre para onde foram encaminhados a maior parte dos feridos, ao todo 16, entre os quais o motorista do autocarro, que deu entrada no serviço de Urgência em “estado de choque”, mas em termos fisicos apresentava apenas uma ferida superficial no nariz.

No que concerne aos jovens, com idades entre os 18 e os 23 anos são considerados todos feridos ligeiros com pequenas feridas na cabeça e nos cotovelos e dores abdominais e lombares-

De acordo com a diretora clinica do hospital de Portalegre, Vera Escoto, a maioria dos feridos deverá ter alta nas próximas horas, sendo que apenas um ou outro poderá ficar em observação por mais tempo.

Dos outros dezassete feridos ligeiros, 13 foram encaminhados para o hospital de Abrantes e 4 para o de Castelo Branco.

Quinze estudantes foram ainda assistidos no local do acidente e transportados para a Biblioteca Municipal de Nisa onde lhes foi prestado apoio psicológico.

Os jovens, alunos em escolas do Agrupamento Frei Heitor Pinto, na Covilhã, regressavam a casa depois de uma viagem de finalistas ao Sul de Espanha.

O alerta para o acidente, ocorrido no troço do IP2, entre o nó de Arez e a Barragem do Fratel, concelho de Nisa, foi recebido pelo CDOS de Portalegre às 17:56.

As operações de socorro envolveram mais de uma centena de operacionais, auxiliados por 45 viaturas e um helicóptero.

Em declarações aos jornalistas a secretária de Estado Saúde, Rosa Matos Zorrinho elogiou a prontidão como os meios de socorro responderam a este acidente, referindo que “a assistência esteve sempre muito a tempo.

Contudo as primeiras palavras de Rosa Matos Zorrinho foram de solidariedade para com as familias e as vitimas deste acidente.

Além de ter estado no hospital de Portalegre para se inteirar do estado de saúde dos feridos a secretária de Estado da Saúde deslocou-se também à Biblioteca de Nisa para onde foram transportados os restantes jovens que viajavam no autocarro acidentado.