foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

Rádio Portalegre 30 Anos de Emissões Regulares

Município de Fronteira renova pela terceira vez consecutiva liderança do ranking distrital do Índice de Transparência

Foto de Rádio Portalegre.

(Por Gabriel Nunes) - O município de Fronteira renovou em 2017, pela terceira vez consecutiva, a liderança do ranking distrital do Índice de Transparência Municipal, cujos resultados foram hoje anunciados pela Transparência e Integridade - Associação Cívica (TIAC).

 

A Câmara Municipal de Fronteira obteve um score de 75 pontos numa escala de 0-100, e entre os 308 municípios do país é o 26º classificado.

Em termos distritais o segundo lugar é ocupado pela Câmara Municipal de Marvão que registou uma pontuação de 61,4, enquanto Elvas fica no terceiro e último lugar do pódio com 60.71 pontos.

Em declarações à Rádio Portalegre, o presidente da Câmara de Fronteira, Rogério Silva, disse que apesar de não trabalharem a pensar em rankings, “é importante ter este reconhecimento por parte de uma entidade externa e independente”.

O autarca lembrou ainda que em 2014 o município de Fronteira estava nos últimos 30 lugares do ranking nacional, mostrando-se “orgulhoso” com a classificação obtida nos últimos três anos.

Nota ainda para o sexto lugar de Portalegre. A capital de distrito registou um score de 56,73 pontos, e subiu um lugar em comparação com o ranking de 2016.

Entre os 15 municípios do Alto Alentejo Avis manteve o último lugar obtendo 25,55 pontos.

O Índice de Transparência Municipal (ITM) baseia-se, desde 2013, no levantamento da informação de interesse público disponível nos 'sites' dos municípios, segundo 76 indicadores, agrupados em áreas, e não representa um índice de corrupção, nem significa sucesso eleitoral ou satisfação do eleitorado.