foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 Rádio Portalegre a Sua Rádio 

Rádio Portalegre a Mais Ouvida do Alentejo


 

Portalegre:Pecado da Gula toma conta do Mosteiro de S.Bernardo

Foto de Rádio Portalegre.

(Por Gabriel Nunes) - O Pecado da Gula toma conta do Mosteiro de São Bernardo, em Portalegre, a partir de hoje, com a realização da 18ª edição da Feira de Doçaria Conventual e Tradicional, que junta quatro dezenas de doceiros, portugueses e espanhóis. O certame, promovido pela Câmara de Portalegre, tem como objetivo prioritário divulgar o património gastronómico e valorizar o trabalho dos doceiros do concelho.

 

 

De acordo com a presidente da Câmara de Portalegre, Adelaide Teixeira, o evento vai contar com a participação de 20 expositores de doçaria conventual e outros tantos de doçaria tradicional, portugueses e espanhóis. De Portalegre participam um total de 15 doceiros, três com doçaria conventual e 12 com doçaria tradicional.

A autarca salientou ainda o facto do certame se desenrolar no Mosteiro de São Bernardo um dos ex-libris da cidade e do património cultural português.

A Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre é a única feira “qualificada” do país porque cumpre vários critérios de seleção e escolha dos doceiros.

A edição do ano passado registou a visita de cerca de seis mil pessoas, um número que o município quer pelo menos “manter”.

O certame conta com o habitual Concurso de Doçaria Conventual e Licores e apresenta, este ano como novidades, uma mostra de xícaras de porcelana e a apresentação do livro “Doçaria Portuguesa - Sul”, de Cristina Castro.

Pasteis de Santa Clara, toucinho do céu, fartes, manjar branco, sopa dourada ou rebuçados de ovo, são alguns dos doces que prometem fazer as delicias dos visitantes da Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre, que tem inauguração, esta sexta feira, às 18:00.