foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

Rádio Portalegre - A Mais Ouvida do Alentejo

A RÁDIO QUE ESTÁ SEMPRE AO SEU LADO - WWW.RADIOPORTALEGRE.PT

Portalegre: Câmara Municipal quer candidatar "saber fazer" dos doces conventuais a Património Imaterial da Humanidade

Foto de Rádio Portalegre.

(Por Gabriel Nunes/Carla Aguiã) - A Câmara de Portalegre quer candidatar o “saber fazer” dos doces conventuais a Património Imaterial da Humanidade.

O anúncio foi feito em primeira mão pela presidente da Câmara de Portalegre, Adelaide Teixeira, na abertura da Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre, sexta feira, no Convento de São Bernardo.

 

A Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre conta com a participação de 40 doceiros, portugueses e espanhóis, dos quais 15 são do concelho de Portalegre.

Ora, as doceiras de Portalegre somam prémios e medalhas de ouro. Durante este fim-de-semana os “doces pecados” mostram-se no Mosteiro de São Bernardo.

Ana Tomás herdou da sua avó o “bichinho” dos ovos e do açúcar e este ano, as queijadas e os rebuçados de ovo de Portalegre, já ganharam medalhas de ouro, um reconhecimento que serve de incentivo para continuar a aprimorar os seus doces.

Também de Portalegre, Cesaltina Bandeiras, ganhou recentemente medalhas de ouro com o folar e a boleima de maçã e canela. Segundo a doceira, para além da técnica, o segredo do sucesso está na criteriosa escolha da matéria-prima.