foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 Rádio Portalegre a Sua Rádio 

Rádio Portalegre a Mais Ouvida do Alentejo


 

Portalegre: Confraria da Penha promove a partir de hoje tradicionais festejos e alerta para a necessidade urgente de obras na capela

Foto de Rádio Portalegre.

O revestimento interior da capela de Nossa Senhora da Penha, em Portalegre, está em risco. Em declarações à Rádio Portalegre António José Barradas, da Confraria de Nossa da Penha, alertou que as infiltrações de água ameaçam a pintura e os azulejos de padrão seiscentista que revestem o interior da ermida, datada de 1630.

 

José Barradas lembra que a última intervenção na capela foi há mais de quarenta anos, diz que a confraria não tem capacidade para realizar as obras necessárias e teme que este património fique danificado.

A partir deste sábado realizam-se as tradicionais festas em honra de Nossa Senhora da Penha. Um evento “adorado à chuva” mas que leva sempre centenas de pessoas à capela. 
Para acolher os visitantes, toda a envolvente foi limpa e caiada, incluindo a escadaria, com 270 degraus.
Segundo José Barradas o domingo, 13 de maio, é o dia forte, com as cerimónias religiosas, agendadas para as 17h00, que incluem missa, seguida de procissão.
A festa começa sábado às 17h00, com a abertura da quermesse, domingo os festejos tem início às 14h00, durante o fim-de-semana a noite é de baile, a partir das 22h00.
Segunda-feira à missa de sufrágio pelos mordomos e benfeitores falecidos, às 18h:00, a festa encerra com um leilão de fogaças.

Carla Aguiã