foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

Rádio Portalegre - A Mais Ouvida do Alentejo

A RÁDIO QUE ESTÁ SEMPRE AO SEU LADO - WWW.RADIOPORTALEGRE.PT

Portalegre:Centenário Plátano do Rossio está a ser alvo de operações de manutenção para garantir a sua conservação

Foto de Rádio Portalegre.

(Por Gabriel Nunes) - O emblemático plátano do Rossio, em Portalegre, com 180 anos, está a ser alvo de operações de manutenção para garantir a sua conservação e reduzir o risco de rutura.

 

A primeira fase desta intervenção decorreu durante três dias, na primeira semana de maio, e consistiu na remoção de ramos mortos, arejamento da copa e ligeiro levantamento da mesma, bem como corte de ramos com excesso de comprimento para a via pública.

Em declarações à Rádio Portalegre, o vereador com o pelouro do Ambiente, Luís Pargana, explicou que a segunda fase desta intervenção está programada para o final de junho e visa a recuperação total das 20 escoras metálicas que apoiam as ramadas principais do Plátano.

Segundo Luís Pargana se não se tiver em atenção a localização das escoras as mesmas poderão provocar feridas irreversíveis nas ramadas.

O autarca lembrou ainda que o Plátano não foi alvo de qualquer tipo de operação de manutenção nos últimos oito anos.

As operações de manutenção do centenário Plátano estão a ser efetuadas em colaboração com o Serviço de Arboricultura da Fundação de Serralves, na sequência de uma avaliação fitossanitária realizada, pelo Instituto Superior de Agronomia, em janeiro deste ano.