foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 Rádio Portalegre a Sua Rádio 

Rádio Portalegre a Mais Ouvida do Alentejo


 

Anafre defende que o aumento das transferências do Estados para o Fundo de Financiamento das Freguesias deve avançar já em 2019

Foto de Rádio Portalegre.

(Por Gabriel Nunes) - A Associação Nacional de Freguesias (Anafre) defende que o aumento de 2 para 2,5 por cento das transferências do Estado para o Fundo de Financiamento das Freguesias deve avançar já em 2019.

Jorge Amador, membro do Conselho diretivo da Anafre, lembrou que a proposta inicial era de que o aumento fosse para 3 por cento, “o valor ideal” para a associação, mas não houve entendimento com o Governo.

 

O novo estatuto do eleito local é outra das matérias que a Anafre tem em cima da mesa. Jorge Amador defende alterações sobretudo ao nível dos valores auferidos pelos autarcas, que disse nalguns casos “são irrisórios”.

Jorge Amador falava, segunda feira, na cerimónia de tomada de posse dos Órgãos Sociais da Delegação Distrital de Portalegre da Anafre.

Ana Izabel Merêces, presidente da União das Freguesias de Crato, Mártires, Flor da Rosa e Vale do Peso, é a nova coordenadora distrital da Anafre.

A autarca, que sucede no cargo a Martina Jesus, advogou que antes de atribuírem novas competências às juntas de freguesia é preciso perceber se existe financiamento para as atuais.

Por outro lado considera ser “impossível fazer descentralização de competências sem ter em conta uma verdadeira regionalização”.

Às eleições para a delegação distrital de Portalegre da Anafre foi apresentada uma única lista que tem como presidente da Mesa da Assembleia Geral, Silvestre Andrade, presidente da Junta de Freguesia de Santo António das Areias, concelho de Marvão.