foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

Rádio Portalegre - A Mais Ouvida do Alentejo

A RÁDIO QUE ESTÁ SEMPRE AO SEU LADO - WWW.RADIOPORTALEGRE.PT

Portalegre: Presidente do Centro Social e Comunitário de S.Bartolomeu, afirmou que há “analfabetismo afetivo" nas famílias

Foto de Rádio Portalegre.

O presidente do Centro Social e Comunitário de S.Bartolomeu, em Portalegre, Luís Bacharel afirmou hoje que “a crise vivida pelas famílias deriva do analfabetismo afetivo por parte casal adulto”.

 

Luís Bacharel que falava na sessão de abertura das Jornadas da Família que decorrem, durante esta quarta-feira, no Centro de Artes e do Espetáculo de Portalegre (CAEP), lamentou ainda a rapidez com que “hoje em dia” as relações acontecem, comparando-as às redes sociais, e a forma como tornam tudo “descartável”.

As VI Jornadas da Família subordinadas ao tema “Quem saí aos seus”, são organizadas pelo Núcleo de Portalegre da Rede Europeia Anti Pobreza (EAPN), em parceria com o Centro Social de S.Bartolomeu, Câmara Municipal local e Escola de Saúde de Portalegre.

Luísa Panaças, porta-voz da EAPN, justificou que cabe aos profissionais da área, “desempenhar um papel ativo no desenvolvimento dos fatores de proteção da criança (em risco) para conseguir uma qualidade do ambiente familiar o mais organizado possível”.

 

Adriano Pedro, diretor da Escola de Saúde de Portalegre, ressalvou a pertinência do tema das jornadas: “Quem sai aos seus”, justificando o papel dos pais na formação da criança.

 

 

As VI Jornadas da Família integram da parte da tarde uma conferência sobre “Igualdade de Género, cidadania e não discriminação” e ainda uma mesa redonda sobre técnicas de relaxamento para a harmonia familiar, relaxamento e meditação em contexto escolar.

 

A sessão de encerramento está marcada para as 17:00.

 

(Susana Mourato)