foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

Rádio Portalegre - A Mais Ouvida do Alentejo

A RÁDIO QUE ESTÁ SEMPRE AO SEU LADO - WWW.RADIOPORTALEGRE.PT

Portalegre:Meios de combate a incêndios rurais reforçados a partir de hoje

Foto de Rádio Portalegre.

(Por Gabriel Nunes) - Os meios de combate a incêndios no distrito de Portalegre vão ser reforçados a partir hoje, passando a estar no terreno 96 bombeiros e 26 operacionais com cinco veículos da Força Especial de Bombeiros e três meios aéreos.

 

 

A Diretiva Operacional Nacional que estabelece o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) para este ano, indica que os meios são reforçados hoje pela segunda vez com a entrada em vigor do agora denominada “reforçado — nível III”, que termina a 30 de junho.

De 1 de julho a 30 setembro (nível IV) o dispositivo para o distrito de Portalegre vai empenhar um total de 5 meios aéreos; 23 equipas com um total de 96 bombeiros; 36 militares e 6 veículos do GIPS, mais 4 equipas de intervenção permanente, cada uma com 5 operacionais.

Nos primeiros 15 dias de outubro, voltamos ao nível III, com um dispositivo igual ao do nível mais crítico, mas com mais 18 bombeiros e mais 4 equipas.

O comandante distrital da Proteção Civil, Rui Conchinha, diz que o dispositivo é “no seu todo equivalente” ao de 2017, no entanto existem menos equipas de bombeiros, que serão compensadas pelo GIPS (Grupo de Intervenção Proteção e Socorro) da GNR.

Os meios envolvidos no DECIR 2018 comtemplam também a GNR, PSP, equipas de sapadores florestais e da AFOCELCA, bem como os serviços municipais de proteção civil.