foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

Rádio Portalegre - A Mais Ouvida do Alentejo

A RÁDIO QUE ESTÁ SEMPRE AO SEU LADO - WWW.RADIOPORTALEGRE.PT

Alentejo continua a ser a região do país com a maior taxa de suicídios

Foto de Rádio Portalegre.

(Por Gabriel Nunes) - O Alentejo continua a ser a região do país com a maior taxa de suicídio, mas a diferença para as regiões a norte do rio Tejo, que registam números muito mais baixos, já não é tão grande.

 

Segundo o relatório “Programa Nacional para a Saúde Mental 2017”, da Direção-Geral de Saúde, em 2016 foram registados cerca de mil suicídios no Alentejo.

Em declarações à Rádio Portalegre, o presidente da Associação Psiquiátrica do Alentejo (APA), Luís Gamito, indicou ainda que nos últimos anos observou-se também uma diminuição do número de suicídios nas zonas do interior alentejano, em contraponto com um aumento no litoral alentejano, como por exemplo nos concelhos de São Tiago do Cacém e Odemira.

O psiquiatra falava a propósito do 7º congresso da APA, que decorre no cineteatro Mouzinho da Silveira, em Castelo de Vide, entre hoje e sábado, para analisar não só a problemática do suicídio, como também a prevenção do alcoolismo e o Internato de Psiquiatria, entre outros temas.

Na sessão inaugural do congresso da APA, a partir das 18:00 desta quinta feira, será prestada uma homenagem a António José Albuquerque, seguida da conferência intitulada “Problemas/Soluções”, que é exatamente o tema central do evento.