foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

Rádio Portalegre - A Mais Ouvida do Alentejo

A RÁDIO QUE ESTÁ SEMPRE AO SEU LADO - WWW.RADIOPORTALEGRE.PT

Presidente da Câmara de Castelo de Vide irónico sugere inclusão de momento musical tipo Rock in Rio no Congresso Amalentejo

Foto de Rádio Portalegre.

(Por Gabriel Nunes/Carla Aguiã) - O presidente da Câmara de Castelo de Vide, António Pita, lamentou a ausência de figuras do governo no 2ª Congresso do “Amalentejo”, e usou da ironia sugerindo a inclusão de um momento musical tipo Rock in Rio num próximo congresso, numa referência à presença do primeiro ministro, presidente da Assembleia da República e presidente da República no concerto dos Xutos e Pontapés no festival lisboeta.

 

António Pita considerou que era importante saber quais as propostas que as figuras de Governo e de Estado tem para o território Alentejo, e mostrou-se “angustiado” com “o longo caminho que ainda há a fazer para que a identidade territorial alentejana seja encarada de uma forma consensual”.

O autarca social democrata, falava, sábado, na abertura do Congresso do Amalentejo, que decorre, em Castelo de Vide.

Em representação da comissão organizadora do Amalentejo, foi dada a palavra a João Proença, presidente da Casa do Alentejo.

João Proença sublinhou que o Amalentejo propõe “um poder local e regional reforçado; com uma estrutura descentralizada, com autonomia administrativa e financeira”.

Esta é, segundo Proença, “a única forma do Alentejo ter um futuro melhor”.

O deputado da Assembleia da Republica (AR), Pedro Soares, por seu turno, afirmou que há ineficiência no desenvolvimento das regiões por causa da “enorme confusão” da geografia administrativa do território nacional.

Pedro Soares criticou ainda o facto das administrações regionais serem “meros órgãos desconcentrados sem poder próprio”.

O 2º congresso Amalentejo, sob o tema “Semeando Novos Rumos”, reúne mais de duzentos congressistas, no Cineteatro Mouzinho da Silveira, em Castelo de Vide, encerra domingo a partir das 12:30.