foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

Rádio Portalegre - A Mais Ouvida do Alentejo

A RÁDIO QUE ESTÁ SEMPRE AO SEU LADO - WWW.RADIOPORTALEGRE.PT

Proença-a-Nova: I Festival do Peixe do Rio promete animar freguesia de São Pedro do Esteval

Foto de Rádio Portalegre.

O peixe do rio vai ser o protagonista no primeiro festival dedicado a esta iguaria gastronómica que vai decorrer este sábado na freguesia de São Pedro do Esteval, no município de Proença-a-Nova.

 

Tasquinhas, animação musical, atelies temáticos e um convívio de pesca desportiva, são alguns dos atrativos do evento, onde estarão disponíveis para os apreciadores, os sabores das sopas de peixe e dos vários petiscos elaborados com carpa, boga, barbo ou achigã.

Em declarações à Rádio Portalegre, o presidente da Câmara de Proença-a-Nova João Lobo, frisou que a primeira edição do Festival do Peixe do Rio, pretende sobretudo valorizar os recursos endógenos e atrair mais turistas àquela região beirã.

Além dos sabores do rio, a primeira edição do Festival assume-se como um ponto de encontro de outros sabores do concelho, sendo que estará também representado o queijo de cabra, considerado uma grande fonte de rendimento da freguesia de São Pedro do Esteval.

Do programa destaque para o II Convívio de Pesca Desportiva a partir das 06:30 e um atelier temático de cultura e gastronomia sobre o queijo, a partir das 16:30. Nesta oficina, de participação livre, os participantes irão descobrir os truques e as técnicas da confeção do queijo, como sendo ordenhar, coalhar o leite e prensar o queijo com as mãos até conseguir a forma certa.

A nível musical está agendada uma arruada com o grupo Toc&Ródão às 15:00 e a atuação da Sociedade Filarmónica União Maçaense às 17:30. A partir das 21:30 a animação estará garantida com a atuação do grupo musical Remix. A madrugada contará com a atuação do Dj R3AKTIV.

(Susana Mourato)