foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

RÁDIO PORTALEGRE

A RÁDIO LOCAL MAIS OUVIDA NA REGIÃO SUL DE PORTUGAL

               OBRIGADO PELA SUA PREFERÊNCIA 

Portalegre: Pedra Risca Limousine representa Alto Alentejo em concurso nacional Poliempreende

Foto de Rádio Portalegre.

O projeto “Pedra Risca Limousine” venceu a edição deste ano do Poliempreende regional e vai representar o Politécnico de Portalegre no concurso nacional, a decorrer em Setembro, na capital de distrito do Alto Alentejo.

 

Em declarações à Rádio Portalegre, João Amado, estudante de Agronomia da Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE) e mentor do projeto, explicou que o mesmo consiste na venda de bovinos puros de raça Limousine, aproveitando as biotecnologias para que possam ser animais melhoradores de outras vacadas.

Segundo João Amado, o projeto implementado nas freguesias de Ribeira de Nisa e Urra, no concelho de Portalegre, há cerca de dois anos, prova que a prática da agricultura no Alto Alentejo é uma atividade económica com forte impacto na fixação de pessoas e na ocupação do território.

João Amado defende que os projetos agrícolas devem ser amplamente apoiados, como medida de combate ao êxodo rural, explicando que o Pedra Risca é um negócio familiar que quer ver crescer, com investimento em Portalegre.

O Poliempreende vai valer um prémio de 2 mil euros ao Pedra Risca Limousine.

O 2º classificado, o Home Vegetable Garden de Rita Ferreira e Cátia Bonacho, estudantes de Agronomia da ESAE, vai receber 1.500 euros e o 3º classificado, o AlenTrekk de Rui Choças, estudante de Gestão de PME na Escola Superior de Tecnologia e Gestão e Patrícia Félix, diplomada em Assessoria de Administração pelo mesmo estabelecimento de ensino ganha mil euros. Além dos prémios monetários, os três primeiros classificados recebem ainda 3 meses de incubação gratuita na BioBIP.

O Poliempreende tem como objetivo máximo incutir e estimular o empreendedorismo, bem como proporcionar saídas profissionais de preferência através da criação do próprio emprego.

O projeto é constituído por todas as instituições politécnicas do país, escolas superiores não integradas (Enfermagem de Coimbra, Hotelaria e Turismo do Estoril e Escola Náutica Infante D. Henrique) e escolas politécnicas das universidades.

Carla Aguiã