foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

Rádio Portalegre - A Mais Ouvida do Alentejo

A RÁDIO QUE ESTÁ SEMPRE AO SEU LADO - WWW.RADIOPORTALEGRE.PT

Andanças: Castelo de Vide em "Roda Viva" a partir de quarta-feira

Foto de Rádio Portalegre.

Castelo de Vide vai transformar-se num palco de dança, a partir de quarta-feira e até domingo. 

Com o tema “Roda Viva”, este ano o Andanças volta a abraçar a vila, tal como aconteceu na última edição, concentrando-se num local mais urbano e com uma programação mais reduzida.

 

Na edição de 2017 a organização, a cargo da Associação Pé de Xumbo, decidiu redimensionar o festival, depois do incêndio que, em 2016 consumiu mais de 400 automóveis no parque de estacionamento do Andanças, que decorreu na barragem de Póvoa e Meadas.

Segundo Marta Guerreiro, da Pé de Xumbo, a zona principal de programação, vai situar-se novamente no antigo Campo de Tiro e também junto ao Forte de São Roque em Castelo de Vide.

À Rádio Portalegre, Marta Guerreiro admitiu que o facto do Andanças se realizar dentro da vila de Castelo de Vide, reforçou o “pilar” com a comunidade, proporcionando novas dinâmicas e novas atividades que envolveram toda a população.

A responsável, que considera “prematuro” adiantar se em 2019 haverá condições do Andanças voltar à Barragem, disse que este ano o programa integra atividades dentro da própria aldeia de Póvoa e Meadas, destacando a realização de uma “conversa” sobre essa “possibilidade”.

Os cinco dias de festival contam com oito palcos e cerca de 300 atividades, entre elas oficinas, workshops com artesãos locais, animações de rua, circo, cinema, teatro e passeios, com destaque para as iniciativas para as crianças e para os concertos acústicos, de música do mundo, na Igreja de Castelo de Vide.

Desde 1996, ano da primeira edição, o Andanças já passou por vários lugares Évora, São Pedro do Sul e Celorico da Beira. A partir de 2013, fixou-se no concelho de Castelo de Vide.

(Susana Mourato)