foto5.png

Alto Alentejo em aviso laranja devido à subida das temperaturas que podem chegar aos 46 graus

Foto de Rádio Portalegre.

(Por Gabriel Nunes) - O distrito de Portalegre está hoje sob aviso laranja devido à subida acentuada da temperatura com a maioria dos concelhos a ultrapassarem a fasquia dos 40 graus.

A partir de quinta feira e até sábado as temperaturas vão subir ainda mais podendo chegar aos 46 graus no concelho de Arronches, situação que motiva a passagem do nível de alerta para o vermelho nos próximos três dias.

 

A subida da temperatura e a redução da humidade aumenta o risco de incêndio levando a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) a decretar a subida do nível de alerta especial dos meios, humanos e materiais disponíveis.

De acordo com a segunda comandante operacional nacional, Patrícia Gaspar o dispositivo encontra-se na “máxima força” e os meios estão no terreno, prontos para atuar.

Patrícia Gaspar aconselhou ainda “tolerância zero” no uso do fogo, alertando que com estas condições climatéricas um descuido com qualquer tipo de fogo pode provocar um grande incêndio.

Para se proteger dos efeitos negativos do calor intenso na saúde a Direção Geral de Saúde (DGS) recomendao a procura de ambientes frescos, beber água ou sumo de fruta natural, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e a exposição direta ao sol, utilizar roupa solta, que cubra a maior parte do corpo, chapéu e óculos de sol, não permanecer dentro das viaturas estacionadas e expostas ao sol, e evitar atividades que exijam grandes esforços físicos.