foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

Rádio Portalegre - A Mais Ouvida do Alentejo

A RÁDIO QUE ESTÁ SEMPRE AO SEU LADO - WWW.RADIOPORTALEGRE.PT

Marvão:Incêndio já se encontra em fase de rescaldo mas as chamas ainda assustaram os habitantes da aldeia de Portagem

Foto de Rádio Portalegre.

(Por Gabriel Nunes) - O incêndio que eclodiu, domingo, por volta das 15:30, junto ao lugar de Jardim, na encosta de Marvão, foi dado como “dominado” pela Proteção Civil às 02:00 da madrugada desta segunda feira e entrou em fase de rescaldo quase cinco horas depois.

 

As chamas, que consumiram uma vasta área de povoamento florestal na encosta da vila de Marvão sobranceira à aldeia de Portagem, chegaram a ser combatidas por mais de 200 operacionais, cerca de 70 viaturas e oito meios aéreos.

Apesar da violência do incêndio e da rapidez com que o mesmo progrediu, segundo o presidente da Câmara de Marvão, não há a registar feridos nem habitações danificadas.

O autarca sublinhou que a destruição do património florestal é o maior prejuízo que resulta deste fogo.

As chamas ainda chegaram a lavrar perto de algumas habitações na aldeia de Portagem deixando alguns populares em pânico.

Em declarações à Rádio Portalegre, o empresário Hélder Pires, admitiu ter vivido momentos assustadores quando viu o lume aproximar-se das traseiras do seu restaurante.

As operações de rescaldo do incêndio, que envolvem 226 operacionais apoiados por 66 viaturas, vão ser certamente morosas uma vez que a área consumida pelas chamas é ingreme e de difícil acesso.