foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

CIP quer revitalizar a fileira da construção com regeneração urbana em Portalegre, Marvão e Sousel

Melhorar a vida no centro das cidades e revitalizar a fileira da construção são objetivos do projeto de regeneração urbana, liderado pela Confederação Empresarial Portuguesa (CIP), que vai ser implementado em Portalegre, Marvão e Sousel.

O projeto chama-se “Fazer acontecer a regeneração urbana” e tem como objetivo eleger as melhores soluções para revitalizar a zona histórica e comercial em Portalegre, conjunto de ruas em Marvão e Pousada de S. Miguel em Sousel.

“É um projeto para uma geração” segundo disse à RP, Daniel Soares de Oliveira da CIP, que falava este domingo, no Centro de Artes e Espetáculos de Portalegre (CAE), à margem da apresentação das propostas vencedoras para as autarquias do Alto Alentejo.

As melhoras propostas de regeneração urbana, de arquitetos nacionais, englobam os três municípios do Alto Alentejo e dão corpo a um projeto que, segundo Daniel Oliveira, é “ vital para corrigir erros do passado que determinaram que as pessoas tivessem que sair do centro das cidades”.

O projeto, que se desenvolve em parceria com autarquias e com o Núcleo Empresarial da Região de Portalegre (NERPOR), tem, na capital de distrito, um eixo principal já identificado e que corresponde à Rua do Comércio, segundo a presidente do município de Portalegre.

Adelaide Teixeira acrescentou que o projeto da CIP visa "requalificar e revitalizar os centros históricos, para gerar desenvolvimento económico e atrair pessoas a este território".

Já o autarca de Marvão, Vítor Frutuoso, destacou o facto de este projeto "abrir caminhos para o próximo quadro comunitário, valorizar o trabalho em rede e simultaneamente dar visibilidade ao município".

O presidente da Câmara Municipal de Sousel sublinhou a importância da regeneração urbana na “vida” dos centros históricos das cidades e vilas e salientou ainda a mais-valia do projeto para a criação de emprego neste território.

Portalegre, Marvão e Sousel, juntamente com Figueira da Foz e Viana do Castelo foram as localidades escolhidas pela CIP para implementar a ação-piloto de regeneração urbana.

Carla Aguiã