foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

Uma Rádio feita de passado, presente e futuro sempre a pensar em si

Portalegre:delegado distrital da ANAFRE acusa Presidente da República de "trocar pessoas por euros" ao promulgar lei das freguesias

O delegado da ANAFRE no distrito de Portalegre, Manuel Marques, acusou hoje o Presidente da República de estar a “trocar pessoas por euros”, ao promulgar a lei sobre a reorganização administrativa do território das freguesias.

Lembrando que ainda não há resposta do Tribunal Constitucional quanto à constitucionalidade deste diploma, Manuel Marques, garantiu que usará de todos os mecanismos legais para se opor à reforma.

A lei da reorganização administrativa das freguesias foi aprovada na Assembleia da República a 21 de dezembro do ano passado com os votos da maioria parlamentar.

O novo mapa prevê a redução de 1.165 freguesias das 4.259 atualmente existentes, sendo esta alteração a faceta mais polémica da reforma administrativa que o Governo iniciou em setembro do ano passado.

No Alto Alentejo serão extintas 17 das 86 freguesias.

O novo mapa corresponde, genericamente, à proposta que a Unidade Técnica de Reorganização Administrativa submeteu à Assembleia da República no início de Novembro.

 Gabriel Nunes/Carla Aguiã