foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

Rádio Portalegre - A Mais Ouvida do Alentejo

A RÁDIO QUE ESTÁ SEMPRE AO SEU LADO - WWW.RADIOPORTALEGRE.PT

Portalegre: profissionais de saúde alertam para a prevenção do suicídio com o lema “Falar é a melhor solução”

Texto alt automático indisponível.

O suicídio é uma causa de morte “muito importante” no distrito de Portalegre, que atinge sobretudo os homens idosos. Em entrevista à Rádio Portalegre a médica psiquiatra, Catarina Agostinho, diz que em 2016 a taxa de suicídio no Alto Alentejo foi de 17,4% por cada cem mil habitantes.

 

No dia internacional da prevenção do suicídio, que se assinala esta segunda feira, os profissionais de saúde mental do Alentejo dão inicio a uma campanha designada “Setembro Amarelo”, com iniciativas que visam alertar para este problema, reduzir o estigma e sobretudo difundir o lema “Falar é a melhor solução”.

Entre as inúmeras causas que podem levar ao suicídio está a solidão. Segundo Isabel Telo, enfermeira especialista em saúde mental e terapeuta familiar, no distrito de Portalegre tem aumentado o número de pessoas que pedem ajuda especializada, jovens adolescentes e adultos que já tentaram por termo à vida.

Os profissionais de saúde mental alertam e sublinham que “Falar é a melhor solução”. Para Manuel Sardinha, desta forma é possível ganhar tempo e trabalhar para evitar um “desfecho fatal”.

O médico psiquiatra falava à Rádio Portalegre, esta manhã, em frente ao hospital de Portalegre, onde arrancou a comemoração do “Setembro Amarelo” com a colocação de faixas alusivas à efeméride.

Os profissionais de saúde mental do Alentejo uniram forças para prevenir o suicídio e celebram o “Setembro Amarelo,” com inúmeras atividades. Em Portalegre, no próximo domingo é feito um convite para “pedalar contra o suicídio”, a concentração é às 8h30 com o Clube ASES do PEDAL, na entrada do Hospital Dr José Maria Grande.

Na próxima segunda feira há um colóquio no CAEP sobre o tema “Prevenir o suicídio”, a partir das 20h30 com a participação de Leonor Godinho, Daniela LasCasas, P. João Maria, Beatriz Martins e Manuel Sardinha, segue-se uma conversa como escritor Rui Cardoso Martins.

O “Setembro Amarelo” é um movimento Mundial no âmbito da Prevenção do Suicídio.

 

Carla Aguiã