foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

 Rádio Portalegre A Mais Ouvida do Alentejo - 30 Anos ao Serviço da Região

Portalegre: Aventais há muitos mas a festa é da serra de São Mamede

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, árvore, ar livre e natureza

Os tempos áureos da Festa dos Aventais, na Quinta da Saúde, em plena serra de São Mamede, fazem parte da memória dos portalegrenses, que 112 anos depois ainda exibem aventais, dando cumprimento à tradição.

Este fim-de-semana a festa regressou à serra, não à Quinta da Saúde, mas ao espaço envolvente do restaurante Lareira da Serra.

 

Maria Inês é portalegrense e lembra-se bem das grandes festas em torno do avental, uns bordados outros de chita, agora diz que há aventais “de todas as raças e feitios”. À Rádio Portalegre contou ainda que, há muitos anos atrás, vinham pessoas “de todo o lado” mostrar os aventais e bailar, por o melhor era mesmo o baile.

O evento, organizado pelo Grupo Pró-Portalegre, ainda tem baile, desfiles, exposições, música e gastronomia.

Henrique Salsinha, presidente do Pró-Portalegre, congratulou-se por ter casa cheia e, sobretudo pelo facto de 112 anos depois, Portalegre ter conseguido manter esta festa centenária.

Atualmente existem cerca de 200 aventais para expor, exemplares que vão poder ser apreciados no Centro Interpretativo do Avental, que vai ser inaugurado no próximo dia 27 de maio, no espaço da União de Freguesias da Sé e São Lourenço, no bairro dos Assentos em Portalegre.

A Festa dos Aventais encerra, este domingo, às 21h00 com a Marcha dos Balões.

Carla Aguiã