foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

alentejo2020

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Rádio Portalegre, a Mais Ouvida do Alentejo - 30 anos ao serviço da região

Boas Festas - Feliz Natal

Marvão: Cinco toneladas de castanha, vinho e música. A receita para mais uma edição da Festa da Castanha

A imagem pode conter: comida

Cinco toneladas de castanha e 1500 litros de vinho vão estar ao dispor dos visitantes, na edição de 2019 da Feira da Castanha/Festa do Castanheiro de Marvão, no próximo fim de semana.

 

No certame, promovido pelo município local, a castanha é toda de produtores do concelho de Marvão, um fruto de Denominação de Origem Protegida (DOP), com caraterísticas únicas, proporcionadas pelo microclima da Serra de São Mamede.

Para além dos quatro magustos, a feira apresenta vários stands com produtos como os frutos secos, os enchidos, azeite, licores, vinho, queijos, compotas ou doces regionais.

Em declarações à Rádio Portalegre, o presidente do município de Marvão, Luís Vitorino, sublinha que este evento que “é do povo”, é também essencial para o escoamento dos produtos locais.

O autarca reconheceu que a campanha deste ano não foi das melhores, mas assegura que a qualidade da castanha está garantida.

Luís Vitorino acrescenta que durante o fim de semana, a vila é também palco de animadores de rua, grupos folclóricos, bombos e cante alentejano. Para o palco principal estão agendadas as atuações de Iran Costa, Os Dona Zéfinha, Cristiana Sá & Companhia e os marvanenses Cant’Areias.

A edição 36 da Feira da Castanha é antecedida por um “Dia Aberto” dedicado à temática dos castanheiros e à produção de castanha.

“Os Novos Desafios do Souto no Contexto das Alterações Climáticas”, é o tema em debate, quinta feira, a partir das 10h00, na Casa do Povo de Porto da Espada.

Durante a Tarde está prevista uma visita ao souto de demonstração do Porto da Espada.

Luís Vitorino destaca a importância desta iniciativa, organizada pela autarquia local e pela Associação Portuguesa da Castanha (REFCAST), na persecução de métodos de preservação do castanheiro.

Quanto à Festa do Castanheiro, abre sábado às 10h00, no mesmo dia arranca em 17 restaurantes de Marvão a Quinzena Gastronómica da Castanha com variadas receitas, feitas à base deste fruto.

Carla Aguiã