foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

alentejo2020

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Rádio Portalegre, a Mais Ouvida do Alentejo - 30 anos ao serviço da região

Boas Festas - Feliz Natal

Portalegre:Ministra da Coesão Territorial promete medidas de discriminação positiva para territórios de baixa densidade

A imagem pode conter: 2 pessoas, texto

(Por Gabriel Nunes) - A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa asseverou que o Programa do Governo para a atual legislatura prevê a concretização de medidas de discriminação positiva e de incentivo ao desenvolvimento dos territórios de baixa densidade, como é o caso de Portalegre, visando, entre outros objetivos, a fixação da população.

 

Ana Abrunhosa, que falava, em Portalegre, à margem de uma sessão de apresentação do Programa do Governo para o período 2019-2023, referiu que “em primeiro lugar deve-se cuidar daqueles que vivem nestes territórios, que devem ter acesso, independentemente dos locais onde residem, a serviços em quantidade e em qualidade”.

Outro dos objetivos das medidas que o Governo pretende concretizar é a atração de investimento que crie emprego e que permita fixar populações nos territórios mais deprimidos.

A governante assumiu ainda o projeto da barragem do Pisão como uma das primeiras prioridades do novo Ministério da Coesão Territorial considerando o mesmo estratégico para o desenvolvimento da região.

O socialista Luís Testa aproveitou a presença de Ana Abrunhosa em Portalegre para a desafiar a fazer um “Ministério Aberto” no Alto Alentejo, um desafio que foi aceite pela ministra, ficando inclusive marcada já a data da sua realização para os dias 2 e 3 de dezembro.

Segundo Luís Testa a intenção é a de “encontrar desafios que possam ser estimulantes para a região e país”, e ao mesmo tempo “fazer passar a mensagem e concretizar projetos, que por vezes não são colocados em prática pela distância em que este território ainda está do Poder Central”.

A sessão de apresentação do Programa de Governo decorreu nas instalações da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre.