foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

alentejo2020

Academia para o hidrogénio poderá nascer em Portalegre

Portalegre poderá vir a acolher uma Academia para o Hidrogénio.

No âmbito da Estratégia Nacional para o Hidrogénio, o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) apresentou uma manifestação de interesse ao IPCEI-Hidrogénio (Important Project of Common European interest, recebendo um parecer favorável.

 

Foram apresentadas cerca de 70 manifestações de interesse para o desenvolvimento de projetos, das quais 37 obtiveram parecer positivo, entre elas a do Politécnico de Portalegre.

Em declarações a esta estação emissora, Paulo Brito, do IPP mostrou-se “orgulhoso”, admitindo que com a aprovação desta candidatura, poderá ser possível o financiamento para a execução da Academia para o Hidrogénio em Portalegre que permitirá a aquisição de equipamentos piloto e a formação de recursos humanos.

Paulo Brito frisou ainda que o Instituto tem vindo a desenvolver uma estratégia e um trabalho bastante consistente na área do hidrogénio, desenvolvendo um conjunto de projetos, quer de formação, quer de investigação.

O Hidrogénio é um elemento químico gasoso, inodoro, insípido, incolor e não tóxico.

Este vetor é uma alternativa que pode ter uma contribuição significativa em todo o mix energético, possibilitando diversas aplicações e vantagens ao nível do armazenamento de energia renovável e estabilizador da rede elétrica, em aplicações em mobilidade elétrica, como combustível e numa vasta gama de aplicações industriais. 

 

(Susana Mourato)