foto1.pngfoto3.jpgfoto4.pngfoto6.jpg

 

Rádio Portalegre - A Mais Ouvida do Alentejo

28 ANOS DE RÁDIO SEMPRE AO SEU LADO - WWW.RADIOPORTALEGRE.PT

 

 

Informação Institucional

Continuar... Informação Institucional

Breve Historial da Radio Portalegre

 

 A ideia para formar uma Rádio em Portalegre, nasce de um grupo restrito de pessoas, por volta do Verão de 1986. Todos sabiam que era uma aposta difícil, no entanto com boas vontades a ideia foi para a frente, houve muitos percalços no caminho, mas todos foram vencidos.

No dia 11 de Junho de 1987, no Cartório Notarial de Marvão, às onze horas da manhã, foi celebrada a escritura sobre a constituição da “Rádio Portalegre” Cooperativa de Rádio, Recreio e Animação, C.R.L.. Nessa escritura tomaram parte os seguintes fundadores que foram também os primeiros corpos gerentes da rádio:

Miranda Calha, Sérgio Luz, António Realinho, Natércio Afonso, Chambel Tomé, Gil Romão, Ana Vargas Salgado, Francisco Camilo, Carlos Alberto Vintém, Carlos Alberto Canário Raimundo e Amílcar Santos, foi fundador mas não pertenceu ao primeiro elenco Diretivo por motivos profissionais.

Os Estatutos da Rádio Portalegre, foram publicados no Diário da República de 19 de Novembro de 1987.A partir da legalização em termos de escritura e estatutos, muitos problemas se depararam à direção da rádio, falta de dinheiro para concorrer a frequências, para comprar material e também a falta de um local para servir de sede.No ano de 1988, era Presidente da Câmara Municipal de Portalegre (CMP), Rui Simplício, grande amigo da rádio, concedeu um apoio, para aquisição de variado material, bem como cedeu instalações no Convento de Santa Clara, para sede e estúdios da Rádio Portalegre. Dia 22 de Maio de 1989, dia histórico também, foi atribuída a frequência e respectivo alvará à Rádio Portalegre através do Diário da República nº 117, IIª Série. Nova etapa a partir daí, havia de continuar os contactos com outra rádio amiga, nesse caso a RAL de Abrantes, foi uma ajuda imprescindível, para a concretização da Rádio Portalegre.Seguindo as pisadas da CMP, também a Câmara Municipal do Crato e a Câmara Municipal de Monforte, ajudaram a Radio Portalegre na compra do material necessário para o arranque das emissões. Mas o grande impulso foi o empréstimo concedido por uma instituição bancária, cerca de 5.000 contos, que no momento resolveram os problemas da aquisição de material necessário para o arranque das emissões experimentais.

Em 9 de Novembro de 1989, em direto do Convento de Santa Clara, arranca em 104.5 FM, cerca das 21:30h, com o tema “Quadras do Aleixo” interpretado por Paco Bandeira, era a alegria espalhada nos rostos daqueles que até aí, conseguiram por a Radio Portalegre no ar, ao serviço da Região.

Como curiosidade, na altura a primeira publicidade a rodar na Radio Portalegre, foi da Delta Cafés.

 

A partir daí a Rádio Portalegre, como todas as empresas, tem tido altos e baixos, mas mais altos, tem acompanhado tudo o que é possível, tem prestado um grande serviço à comunidade que é reconhecido por todos.Adquiriu ainda sede própria na Avenida de Santo António em Portalegre.

 

Hoje emite em duas frequências, 100.5 FM para todo o distrito e 104.5 FM em micro cobertura para a cidade de Portalegre e para todo o mundo aqui em www.radioportalegre.pt

 

A Rádio Portalegre vive exclusivamente das receitas da publicidade vendida.

 

Foram Presidentes da Direção da Rádio Portalegre, o Dr. Natércio Afonso (1987 a 1990), Dr. Nuno Oliveira (1991 a 1995), António Milheiro (1996 a 1997) e atualmente Manuel Chagas.