
O distrito de Portalegre enfrenta mais uma onda de calor durante os próximos dias, um episódio que pode tornar-se um grave problema de saúde pública, com o aumento da afluência às urgências e da mortalidade, sobretudo entre a população mais idosa.
O alerta é do delegado de saúde pública da região, André Gomes, que em declarações à Rádio Portalegre, sublinha que o consumo de água é a medida mais importante para combater o calor e evitar a desidratação, patologia responsável por muitos internamentos durante o verão.
O delegado de saúde pública sublinha a importância da ingestão de água, sumos ou chá e desaconselha as bebidas alcoólicas e açucaradas.
Evitar a exposição solar, entre as 11:00 e as 17:00, usar protetor solar, roupas claras e chapéu são outras medidas que podem minimizar os efeitos do calor.
O distrito de Portalegre está sob aviso amarelo, esta sexta feira, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima, cenário que vai agravar-se durante o fim de semana.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) coloca o Alto Alentejo sob aviso laranja, de sábado a segunda feira, com máximas superiores a 40 graus e mínimas a rondar os 30.
Em declarações à Rádio Portalegre o meteorologista do IPMA, Jorge Ponte, disse que este “episódio de tempo bastante quente” pode prolongar-se por vários dias.
