
Um fenómeno de ventos extremos, que o presidente da Câmara de Nisa, José Dinis Serra, classifica como “um tornado”, afetou esta quinta-feira dez habitações na aldeia de Falagueira mas sem registo de desalojados.
Em declarações à Rádio Portalegre, o autarca explicou que o fenómeno “afetou principalmente” a aldeia de Falagueira, tendo o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo recebido o alerta pelas 13:39.
O autarca indicou ainda que os serviços municipais estão a efetuar uma “intervenção imediata” em 10 casas que ficaram “parcialmente ou totalmente” sem cobertura, “para minimizar o impacto”.
José Dinis Serra acrescentou que o mau tempo provocou também a queda de várias infraestruturas de média e alta tensão.
Fonte do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo disse também à Rádio Portalegre que no concelho de Nisa há registo de mais de 30 quedas de árvores.
Ainda no distrito de Portalegre, de acordo com a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o mau tempo provocou, esta quinta feira, o desabamento de estruturas, inundações e quedas de árvores nos concelhos de Gavião e Elvas.
