O diretor de prova da Baja de Portalegre, Orlando Romana, anunciou, esta terça feira, que o ACP, entidade organizadora, está a ponderar acrescentar mais um dia à prova rainha do todo-o-terreno em Portugal, passando a acabar ao domingo.
Em entrevista à Rádio Portalegre, Orlando Romana, disse ainda que os quase 400 pilotos inscritos para a edição deste ano da Baja de Portalegre, que vai decorrer de quinta feira a sábado, são números que estão dentro das expectativas da organização.
O mesmo responsável explicou ainda que a prova se desenvolve mais a norte do distrito de Portalegre pelo facto de na zona sul ser mais difícil obter autorização dos proprietários dos terrenos para a passagem dos concorrentes.
A 38ª edição da Baja de Portalegre oferece nove Zonas de Espetáculo onde os amantes do todo-o-terreno podem assistir à passagem dos concorrentes, duas das quais são novidade, uma delas junto à povoação de Bemposta e outra dentro do perímetro do Campo Militar de Santa Margarida, próximo da localidade de Água Travessa, no concelho de Abrantes.
Orlando Romana asseverou ainda que a segurança dos espectadores é uma das prioridades da organização da Baja de Portalegre, aconselhando as pessoas a dirigirem-se para as Zonas de Espetáculo e a respeitarem as indicações dos militares da GNR.
A Baja de Portalegre habitualmente realizava-se no último fim de semana de outubro, mas este ano devido a uma imposição da FIA realiza-se quase duas semanas antes.
O diretor de prova esclareceu que o ACP, embora contrariado aceitou a alteração.
Orlando Romana, envolvido na organização da Baja de Portalegre há 37 anos, admitiu que hoje em dia vive a prova com o mesmo entusiasmo, mas com outras responsabilidades, admitindo que há sempre alguma ansiedade nos dias que antecedem o arranque da prova rainha do todo-o-terreno nacional.
A Baja de Portalegre arranca, sexta feira, dia 18 de outubro, com uma Especial de Qualificação (Prólogo) composta por cerca de 3,5 quilómetros para as motos e 5 quilómetros para os automóveis, disputada na parte da manhã, na Herdade das Coutadas, no concelho de Portalegre.
A primeira mota entra em pista às 07:45, seguindo-se os concorrentes das categorias quad e SSV, enquanto o primeiro auto sai às 10:45 para fazer o prólogo.
O primeiro dia de corrida integra ainda o Setor Seletivo (SS1), na distância de 60 km, que liga o Domingão, no concelho de Ponte de Sor, ao Crato. A primeira mota parte às 10:15 e o primeiro auto às 14:30, as chegadas estão previstas para as 11:00 e 15:15, respetivamente.
No sábado (19 outubro), pilotos e equipas enfrentam o dia mais exigente. As motos, os quads e os SSV vão cumprir um único setor seletivo (SS2), na distância de 300 quilómetros, que começa ás 09:45 em Gáfete (concelho do Crato) e termina em Portalegre, na Herdade das Coutadas, por volta das 13:45.
Para os automóveis estão reservados dois setores seletivos, cada um com 150 quilómetros, o SS2 que começa às 07:50 em Ponte de Sor (Zona Industrial) e termina às 09:35 em Alter do Chão e o SS3 que parte de Gáfete às 13:05 e que acaba na Herdade das Coutadas, cerca das 14:50.