330146771 547931610642512 6762023816684882701 N

Agricultores desmobilizam após garantia de que que vão receber os apoios que haviam sido cortados

As largas centenas de agricultores que bloquearam, quinta feira, a fronteira do Caia, em Elvas, desmobilizaram ao final da tarde, depois de lhes ter sido garantido que vão receber os apoios que lhes tinham sido cortados.  

Em declarações aos jornalistas, José Eduardo Gonçalves, porta voz do Movimento Civil de Agricultores, promotor dos protestos, revelou terem recebido uma comunicação do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP), prometendo repor os 60 milhões de euros que dizem respeito às ajudas à agricultura biológica e produção integrada que tinham sido retirados no final de janeiro,

Contudo, José Eduardo Gonçalves asseverou que se a promessa não for cumprida os agricultores estão prontos para voltar à rua.

O protesto dos agricultores, iniciado durante a madrugada de quinta feira, provocou o bloqueio das fronteiras do Caia, em Elvas, e Galegos, em Marvão, no distrito de Portalegre.

Ainda no Alentejo, foram bloqueadas as fronteiras de Mourão, em Évora e Vila Verde de Ficalho, em Serpa, no distrito de Beja.