
O presidente da empresa Águas do Alto Alentejo (AAA), Hugo Hilário, manifestou-se surpreendido pela dimensão dos dados revelados pelo projeto de eficiência hídrica, iniciado em setembro de 2024. Durante o projeto, foram detetadas mais de 270 fugas de água e 64 ilícitos relacionados com contadores de água.
Hugo Hilário, que também é presidente da Câmara de Ponte de Sor, destacou o impacto significativo que este projeto pode ter no combate às perdas hídricas nos 10 municípios onde a AAA gere os sistemas públicos de abastecimento de água e saneamento.
“Estes primeiros resultados mostram o impacto positivo que esperamos nos próximos anos para reduzir as perdas de água”, afirmou.
A pesquisa abrangeu 268 quilómetros de condutas, cobrindo 66% da rede de distribuição e 59% dos ramais existentes. Das 272 fugas de água identificadas, 161 já foram reparadas, resultando em uma eficiência de resposta de quase 60%. Além disso, dos 64 ilícitos detetados, 43 foram resolvidos, com uma eficiência de resposta de 67,2%.
Entre as irregularidades encontradas, a análise revelou 6 contadores parados e 12 ligações ilícitas, num universo de cerca de 31 mil contadores cadastrados nos dez concelhos.