
A Águas do Alto Alentejo (AAA) revelou ter detetado mais de 270 fugas de água e 64 ilícitos relacionados com contadores de água, no âmbito do “Projeto de Eficiência Hídrica com Remuneração por Desempenho”, que arrancou em setembro de 2024.
O projeto, implementado nos 10 municípios onde a empresa é gestora dos sistemas públicos de abastecimento de água e saneamento, está a contribuir significativamente para a redução de perdas hídricas.
Em comunicado enviado à Rádio Portalegre, a AAA informou que a pesquisa abrangeu 268 quilómetros de condutas, cobrindo 66% da rede de distribuição e 59% dos ramais existentes.
Das 272 fugas de água identificadas, 161 já foram reparadas, apresentando uma eficiência de resposta de quase 60%. Além disso, dos 64 ilícitos detetados, 43 foram resolvidos, com uma eficiência de resposta de 67,2%.
Entre as irregularidades, a análise descobriu 6 contadores parados e 12 ligações ilícitas, num total de cerca de 31 mil contadores cadastrados nos dez concelhos.
Relativamente aos contadores substituídos, a AAA divulgou dados específicos de Castelo de Vide, onde, desde dezembro de 2024 até janeiro de 2025, já foram substituídos 2.164 contadores, com quase 400 ainda por substituir.
O projeto, em parceria com o Grupo INDAQUA, tem como objetivo principal reduzir as perdas de água potável nas redes de abastecimento dos municípios abrangidos.