93787414 1493527754158290 4896752004409327616 N

Aldeia de Santo Amaro ambiciona elevar secular Bênção do Gado a Património da Humanidade

O presidente da Junta de Freguesia de Santo Amaro, Nélio Painha, anunciou ser intenção da edilidade que a secular Bênção dos Animais que se realiza naquela aldeia do concelho de Sousel seja declarada Património Imaterial da Humanidade.

Nélio Painha falava à Rádio Portalegre no lançamento de mais uma edição da Bênção dos Animais, uma das tradições mais antigas daquela aldeia, que se volta a realizar este sábado.

Este ano o evento integra uma cerimónia que visa assinalar os 30 anos da retivação da secular Bênção do Gado.

Segundo o presidente da Junta de Freguesia de Santo Amaro, Nélio Paínha, a Bênção do Gado é ainda hoje o acontecimento mais importante do ciclo anual dos festejos daquela aldeia.

Em declarações à Rádio Portalegre, Nélio Painha, sublinhou a importância de não deixar morrer esta tradição, mas voltou a admitir dificuldades na organização, sobretudo em atrair criadores e gado.

O desfile e a Bênção do Gado estão agendados para as 11:30 deste sábado junto ao campo de futebol de Santo Amaro.

A tradicional Bênção do Gado é complementada com a 10ª Feira do Bolo Branco, das atividades económicas, do artesanato e do campo, que decorre na Praça central da aldeia.

Além de promover o Bolo Branco, um produto único produzido em Santo Amaro, este certame pretende assumir-se como uma “alavanca” para a economia local.

A animação musical é outra das componentes dos festejos com a atuação do grupo “Os da Boina”, às 14:30, “Ojos Gitanos”, a partir das 22:00, “Rumo ao Sul”, às 24:00 e os DJ,s Dupla Galé, às 02:00.

Para domingo, a partir das 16:00, está agendado um Festival Cultural, com as atuações de vários grupos folclóricos e do Grupo de Cantigas ao Desafio.