O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA), António Ceia da Silva, garantiu, esta segunda feira, que “o Alentejo não vai perder um cêntimo” dos fundos comunitários afetos à região através do Alentejo 2020.
Em comunicado enviado à Rádio Portalegre, a CCDRA revelou que o Programa Operacional Regional do Alentejo – Alentejo 2020 – apresentou uma taxa de execução de 91,6% no final de outubro de 2023, mais de 3,7 pontos percentuais face ao mês anterior.
Em declarações à Rádio Portalegre, Ceia da Silva disse tratar-se do “número mais significativo a nível nacional”, e que “supera as metas estabelecidas”, uma vez que “antecipou em um mês o que estava previsto para o final de novembro”.
O dirigente garantiu ainda que o Alentejo “não vai perder um único cêntimo dos fundos deste quadro comunitário de apoio”, defendendo que “uma região com grandes dificuldades e extremamente carenciada, tem de aproveitar todos os fundos que são colocados à sua disposição”.
O programa comunitário Alentejo 2020 engloba uma dotação global de cerca de 1.082 milhões de euros.