Rp Logo Reduzido Branco Vetor Svg
Salsicha

Alpalhão: enchidos e arroz de cachola levam centenas de pessoas à vila de tradição salsicheira

A edição 26 da Feira dos Enchidos de Alpalhão, levou, este sábado, centenas de pessoas ao Largo do Calvário.

O certame, que nasceu da tradição salsicheira daquela vila do concelho de Nisa, assume-se como um espaço de excelência para degustação de iguarias gastronómicas, como os enchidos e o célebre arroz de cachola, servido ao almoço, onde participaram cerca de um milhar de comensais.

Em dia de festa não há mãos a medir na cozinha, Conceição Godinho, uma das cozinheiras, disse à Rádio Portalegre que o trabalho começou sexta feira.

Sem revelar os segredos da confeção do arroz de cachola, Conceição disse apenas que foram gastos cerca de 60 quilos de arroz, num prato, que tal como em tudo na cozinha, deve ser feito “com amor e carinho”.

Para Rui Canatário, presidente da Junta de Freguesia de Alpalhão, a Feira dos Enchidos é um certame “obrigatório”, para honrar a tradição e promover as empresas e coletividades locais.

Na edição de 2025, o certame contou com a presença de duas dezenas de expositores, onde se contam apenas duas salsicharias.

O autarca salientou que, em tempos, Alpalhão foi sede de dezenas de espaços de produção de enchidos, que foram desaparecendo, no entanto as duas salsicharias que subsistem registam uma elevada procura e são reconhecidas pela qualidade de um trabalho de gerações.

A feira começou às 09:00, com uma arruada pela Sociedade Filarmónica Alpalhoense, seguida por um desfile de carroças com a participação especial dos Romeiros de Esperança.

Ao meio-dia, foi servida uma mesa de grelhados e enchidos tradicionais, e às 13:00 o emblemático Arroz de Cachola.

A programação cultural também é destaque. Às 15:30, Manuel P. Dias apresentará o livro “Breve História do Porco da Antiguidade às Salsicharias de Alpalhão”, seguido por uma performance do Grupo de Contradanças Alpalhoense às 15:45. Para os entusiastas da tradição taurina, há um festival agendado para as 17:00.

O dia encerrará com um jantar especial às 19:00, onde será servida uma feijoada alentejana. O fecho oficial do evento agendado para as 20:30 será assinalado com um apontamento pirotécnico.