Trabalhos escultóricos ao vivo, exposições, caminhadas e espetáculos musicais, são alguns dos atrativos do Festival Pedra & Arte, que vai decorrer em Alpalhão, concelho de Nisa, nos dois primeiro fins de semana deste mês de outubro.
Em declarações à Rádio Portalegre, o presidente da Junta de Freguesia de Alpalhão, Rui Canatário, explicou que esta é uma iniciativa que parte da vontade da população e que pretende destacar a importância económica e turística da pedra naquela freguesia.
O certame abre, este sábado, com a inauguração das exposições ”Maceta e Cinzel”, de João Aires, e “50 Anos de Pedras”, de António Pedroso, a partir das 16:00, na Casa do Povo de Alpalhão.
O primeiro dia do festival integra ainda um espetáculo com a Sociedade Filarmónica Alpalhoense, com início agendado para as 17:00, no coreto de Alpalhão, integrado na iniciativa “Rota dos Coretos.
A iniciativa, além de promover mais espetáculos com artistas da região no segundo fim de semana do evento, vai também ficar marcada, no dia 13 de outubro, pela cerimónia comemorativa do Dia da Freguesia.
Nesse mesmo dia vai ser também inaugurado um monumento em pedra, de homenagem aos combatentes de Alpalhão, que estiveram na guerra do Ultramar.