Rp Logo Reduzido Branco Vetor Svg
Bloco De Esquerda

Alto Alentejo: avalanche de demissões pode excluir Bloco de Esquerda das autárquicas

O Bloco de Esquerda (BE) não deverá apresentar candidaturas em nenhum dos quinze municípios do distrito de Portalegre nas eleições autárquicas deste ano, o que, a acontecer, será a primeira vez desde 2001.

A decisão é motivada pela demissão de 73 militantes do BE nos últimos dois dias, praticamente extinguindo a presença do partido no distrito de Portalegre.

Em declarações à Rádio Portalegre, António Ricardo, porta-voz do grupo demissionário, explicou que o BE dispõe de um total de 240 aderentes no distrito de Portalegre, mas mais de uma centena são “militantes fantasma”, uma vez que não exerciam qualquer atividade política.

António Ricardo admitiu que o BE “está em vias de extinção” no distrito de Portalegre e que o partido “muito dificilmente” apresentará candidaturas na região nas autárquicas deste ano.

O bloquista demissionário explicou ainda que esta “avalanche” de demissões deve-se ao facto de a direção nacional do partido ter “abandonado” o distrito de Portalegre há mais de cinco anos, por considerar que “não vale a pena investir numa região que não elege deputados e que não tem massa crític”a.

Do total de 73 demissões, o maior número (42) foi registado no concelho de Campo Maior, seguindo-se Portalegre (17), Ponte de Sor (9), Elvas (3), e uma em Nisa e outra em Sousel.